
Como escolher um kit de energia solar
Aprenda as melhores estratégias para acertar na decisão
Aprenda as melhores estratégias para acertar na decisão
Antes de você aprender como escolher um kit de energia solar, aqui vai uma dica de ouro: nem sempre o melhor negócio a ser feito é aquele que se apresente como a opção mais barata do mercado. Na verdade, quase nunca. Esse ensinamento, da sabedoria popular “o barato, às vezes, sai caro”, também se aplica aos sistemas de energia solar.
Se você chegou até esse artigo desejando saber como escolher um kit de energia solar, não espere a oferta das opções mais baratas, mas sim, as de maior qualidade e melhor custo-benefício.
Fique ligado, essas são práticas comuns no mercado!
- Algumas empresas não colocam as marcas dos equipamentos e materiais nas propostas, apenas a potência, acompanhadas de um preço barato;
- Usam inversores de uma marca e módulos solares de outra marca;
- Usam módulos solares de baixa qualidade com a falsa publicidade de que eles são “o que existe de melhor no mercado”: um painel de energia solar de qualidade deve ter garantia de geração de energia entre 25 e 30 anos, as vezes eles até dizem, que tem, mas, quem garante que daqui 10 anos esse painel ainda estaria da garantia?
- Fazem uso de inversores de baixa qualidade ou com potência inferior, alegando que eles possuem alta qualidade.
Afinal, como escolher um kit de energia solar de qualidade?
Primeiramente, por conta da garantia deem preferência a empresas nacionais tais como Elgin e Intelbras, onde os módulos solares, inversores e micro inversores são da mesma marca.
No entanto, aqui também elencamos dicas para que você possa saber como escolher um kit de energia solar a partir da identificação de suas qualidades. Em geral, consumidores costumam buscar um sistema fotovoltaico projetado sob medida para o seu telhado e padrões de consumo específicos.
Faça você mesmo a sua média de consumo, some o consumo anual e divida por 12, o resultado será a sua média de consumo, é essa média de consumo que será utilizada para projetar a potência do seu sistema fotovoltaico.
Envie a sua conta de energia para mais de uma empresa e analise se as propostas estão com a mesma potência em kWp (unidade de media de potência do sistema de energia solar), isso é primordial para saber se o que estão oferecendo vai ou não suprir a sua necessidade.
Um bom kit de energia solar utiliza inversores que suportam as variações da rede e apresentam sistemas de fixação que perdurem por décadas, além de cabos e conectores específicos para suportarem anos de sol excessivo e chuva.
O sistema fotovoltaico tem que ser instalado por uma equipe de profissionais tecnicamente capacitados e conta com uma vida útil longa, para que o seu investimento seja satisfatório. Abaixo estão os dois produtos principais do sistema fotovoltaico:
Inversor solar
Ele tem como função converter a energia gerada pelos painéis de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Considere avaliar sua assistência técnica nacional, verifique se ele possui eficiência acima de 96%, uma garantia de pelo menos 7 anos.
Módulo Solar (placa solar)
O módulo solar é fundamental para que o sistema de energia fotovoltaica funcione. Ele realiza a conversão da luz solar em energia elétrica através da captação dos raios solares.
Antes de decidir como escolher um kit de energia solar, verifique se o módulo solar possui eficiência acima de 15%, baixo coeficiente de temperatura, garantia de geração entre 25 e 30 anos e a chamada certificação IEC 61215, além da garantia de qualidade do Inmetro.
Saiba que é preciso pensar, planejar e avaliar bem cada detalhe para que o seu investimento seja bem-sucedido, afinal quem garante que a empresa que fabricou os seus equipamentos do sistema solar estará presente daqui 10, 15 ou 20 anos?